O primeiro dia de aula, para quem trabalha com educação
infantil, é sempre muito difícil. Para muitas crianças é a primeira vez que se
separam de seus pais e responsáveis e, com a separação vem a insegurança, o
medo de ser abandonado. Muitas acreditam que foram abandonadas por seus pais, que simplesmente as deixaram
com pessoas desconhecidas.
Para
amenizar todo esse sofrimento e conquistar a confiança dos pequenos o professor
deve proporcionar aos seus alunos um ambiente agradável e recepcioná-los com
carinho a atenção do professor deve estar totalmente voltada para as crianças,
por isso não fique conversando com os pais, explique que esse momento é das
crianças e, se precisar, marque um horário para conversarem.
Preparar a
sala de aula com uma decoração alegre, divertida e de preferência com
personagens que façam parte do universo infantil é sempre bom para encantar os
alunos. Para ajudar na adaptação,
podemos também, deixar jogos, massinhas, materiais para desenho, livros de
histórias, brinquedos e outros materiais interessantes sobre as mesas e, ao
receber os alunos, incentivá-los a escolher o que mais os agradam.
Coloque
também um som ambiente com músicas do repertório infantil bem conhecida e que
faça sucesso entre as crianças.
Os primeiros
quinze dias devem ser dedicados a adaptação das crianças, sem isso ficará
impossível realizar qualquer atividade, portanto, converse com os pais na
primeira reunião. Apresente-se, esclarece como é sua forma de trabalhar, acalme
suas ansiedades e peça que conversem com seus filhos sobre a escola. Eles
precisam passar segurança para as crianças, devem explicar que a escola é
segura, que ele vai fazer novos amigos, brincar e aprender coisas novas e,
principalmente, que irão busca-los no horário da saída. Quando os pais
conseguem passar segurança a adaptação das crianças se torna fácil e rápida.
Dedique-se a
tirar os combinados com seus alunos. Toda vez que a professora desejar que algo
seja feito, deve estabelecer um procedimento para a realização da tarefa.
Alguns dos procedimentos que logo de
início todo professor deve ensinar aos alunos incluem:
- Entrada
na sala: Será em fila? Sozinhos ou
acompanhados pelos pais? A professora estará aguardando na porta para
recebe-los? A professora determinará o lugar onde cada um deve sentar ou
cada um escolhe o lugar que quiser?
- Saída
no término da aula: as crianças vão esperar seus pais em fila ou sentados
nos seus lugares? Deverão esperar até a professora chamar ou poderão levantar
logo que reconhecerem os responsáveis? Deverão colocar suas cadeiras nos
lugares e arrumar seu espaço antes de sair?
- Rotina:
A aula será iniciada com o estabelecimento da rotina, com música, oração,
contagem, roda de conversa? Será escolhido um ajudante para o dia? Como
será feita a escolha do ajudante? Para sair da sala para outras
atividades e lanche, deverá ser feito fila? A fila será por ordem de
chegada, ordem de tamanho ou escolha da professora?
- Para
entrar na sala após as atividades: Poderão entrar todos ao mesmo tempo?
Entram primeiro as meninas ou os meninos?
- Para
usar o banheiro ou tomar água: A criança deverá levantar a mão para pedir
para ir ao banheiro ou tomar água? Poderá sair sem comunicar? Poderá ir
mesmo que já tenha outra criança utilizando o sanitário? Deverá pegar um
cartão ou outro objeto para poder se ausentar da sala?
- Mantendo
o silêncio na sala: Para que os se acalmem e prestem atenção no professor
é preciso criar um sinal para que eles saibam que você quer a atenção
deles. Pode ser: sempre que você levantar a mão, ou fechar a porta, ou
colocar a sua cadeira na frente do quadro negro, ou simplesmente ficar em
pé com as mãos para trás, ou ainda fazer uma contagem regressiva do tipo
5, 4, 3, 2, 1, 0 ou, até mesmo um sinal sonoro como uma música, por
exemplo.
- Bullying:
Os alunos que estiverem sofrendo intimidações ou agressões por parte dos colegas deverão recorrer a
professora. Como? Quando? Qual será a abordagem adotada para com o aluno
agressor e o agredido?
- Para
alunos que não cumprem os combinados: Que atitude será tomada com os alunos
que não cumprirem os procedimentos estabelecidos? Ficarão sem parque ou
outra atividade prazerosa? Ficarão sentados por alguns minutos pensando
no seu comportamento?
ENSINANDO
OS PROCEDIMENTOS:
Lembrem-se
que trabalhando com crianças de educação infantil, os procedimentos devem ser
relembrados constantemente. O professor deve aprender como criar seus
procedimentos e fazer com que os alunos os pratiquem. Abaixo segue o resumo de
um método de três passos que é muito eficaz para ensinar os procedimentos da
sala de aula aos alunos:
EXPLIQUE; Esclareça, explique e
demonstre o procedimento;
PRATIQUE: Faça-os praticarem e
praticarem sob sua supervisão;
REFORCE: Revise, pratique e
reforce o procedimento até que o mesmo torne-se um hábito e uma rotina para o
aluno. Se você professor já tem o hábito de estabelecer combinados, essas dicas
vão ajudar a esclarecer ainda mais como melhorá-los. Se você não tem esse
hábito, saiba que precisa implantá-los com urgência.
(Texto Baseado na Psicopedagoga /
Neuroeducadora e Coach – ROSELI BRITO)
Nenhum comentário:
Postar um comentário