19/01/2015

Procedimentos para os primeiros dias de aula


           O primeiro dia de aula, para quem trabalha com educação infantil, é sempre muito difícil. Para muitas crianças é a primeira vez que se separam de seus pais e responsáveis e, com a separação vem a insegurança, o medo de ser abandonado. Muitas acreditam que foram abandonadas por seus pais, que simplesmente as deixaram com pessoas desconhecidas.

            Para amenizar todo esse sofrimento e conquistar a confiança dos pequenos o professor deve proporcionar aos seus alunos um ambiente agradável e recepcioná-los com carinho a atenção do professor deve estar totalmente voltada para as crianças, por isso não fique conversando com os pais, explique que esse momento é das crianças e, se precisar, marque um horário para conversarem.

            Preparar a sala de aula com uma decoração alegre, divertida e de preferência com personagens que façam parte do universo infantil é sempre bom para encantar os alunos.    Para ajudar na adaptação, podemos também, deixar jogos, massinhas, materiais para desenho, livros de histórias, brinquedos e outros materiais interessantes sobre as mesas e, ao receber os alunos, incentivá-los a escolher o que mais os agradam.

            Coloque também um som ambiente com músicas do repertório infantil bem conhecida e que faça sucesso entre as crianças.

            Os primeiros quinze dias devem ser dedicados a adaptação das crianças, sem isso ficará impossível realizar qualquer atividade, portanto, converse com os pais na primeira reunião. Apresente-se, esclarece como é sua forma de trabalhar, acalme suas ansiedades e peça que conversem com seus filhos sobre a escola. Eles precisam passar segurança para as crianças, devem explicar que a escola é segura, que ele vai fazer novos amigos, brincar e aprender coisas novas e, principalmente, que irão busca-los no horário da saída. Quando os pais conseguem passar segurança a adaptação das crianças se torna fácil e rápida.

            Dedique-se a tirar os combinados com seus alunos. Toda vez que a professora desejar que algo seja feito, deve estabelecer um procedimento para a realização da tarefa. Alguns dos  procedimentos que logo de início todo professor deve ensinar aos alunos incluem:

  1. Entrada na sala:  Será em fila? Sozinhos ou acompanhados pelos pais? A professora estará aguardando na porta para recebe-los? A professora determinará o lugar onde cada um deve sentar ou cada um escolhe o lugar que quiser?
  2. Saída no término da aula: as crianças vão esperar seus pais em fila ou sentados nos seus lugares? Deverão esperar até a professora chamar ou poderão levantar logo que reconhecerem os responsáveis? Deverão colocar suas cadeiras nos lugares e arrumar seu espaço antes de sair?
  3. Rotina: A aula será iniciada com o estabelecimento da rotina, com música, oração, contagem, roda de conversa? Será escolhido um ajudante para o dia? Como será feita a escolha do ajudante? Para sair da sala para outras atividades e lanche, deverá ser feito fila? A fila será por ordem de chegada, ordem de tamanho ou escolha da professora?
  4. Para entrar na sala após as atividades: Poderão entrar todos ao mesmo tempo? Entram primeiro as meninas ou os meninos?
  5. Para usar o banheiro ou tomar água: A criança deverá levantar a mão para pedir para ir ao banheiro ou tomar água? Poderá sair sem comunicar? Poderá ir mesmo que já tenha outra criança utilizando o sanitário? Deverá pegar um cartão ou outro objeto para poder se ausentar da sala?
  6. Mantendo o silêncio na sala: Para que os se acalmem e prestem atenção no professor é preciso criar um sinal para que eles saibam que você quer a atenção deles. Pode ser: sempre que você levantar a mão, ou fechar a porta, ou colocar a sua cadeira na frente do quadro negro, ou simplesmente ficar em pé com as mãos para trás, ou ainda fazer uma contagem regressiva do tipo 5, 4, 3, 2, 1, 0 ou, até mesmo um sinal sonoro como uma música, por exemplo.
  7. Bullying: Os alunos que estiverem sofrendo intimidações ou agressões  por parte dos colegas deverão recorrer a professora. Como? Quando? Qual será a abordagem adotada para com o aluno agressor e o agredido?
  8. Para alunos que não cumprem os combinados: Que atitude será tomada com os alunos que não cumprirem os procedimentos estabelecidos? Ficarão sem parque ou outra atividade prazerosa? Ficarão sentados por alguns minutos pensando no seu comportamento?

                ENSINANDO OS PROCEDIMENTOS:

                Lembrem-se que trabalhando com crianças de educação infantil, os procedimentos devem ser relembrados constantemente. O professor deve aprender como criar seus procedimentos e fazer com que os alunos os pratiquem. Abaixo segue o resumo de um método de três passos que é muito eficaz para ensinar os procedimentos da sala de aula aos alunos:

EXPLIQUE; Esclareça, explique e demonstre o procedimento;

PRATIQUE: Faça-os praticarem e praticarem sob sua supervisão;

REFORCE: Revise, pratique e reforce o procedimento até que o mesmo torne-se um hábito e uma rotina para o aluno. Se você professor já tem o hábito de estabelecer combinados, essas dicas vão ajudar a esclarecer ainda mais como melhorá-los. Se você não tem esse hábito, saiba que precisa implantá-los com urgência.

 

(Texto Baseado na Psicopedagoga / Neuroeducadora e Coach – ROSELI BRITO)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário