20/01/2011

Pega na mentira

Quando se descobre que uma criança falou uma mentira, como proceder? Dar uma bronca, castigar ou esclarecer e mostrar a ela que essa não é a forma mais correta de agir. Segundo a psicóloga Eliane Andreia Pessoa Nunes Guerra, entre os quatro ou cinco anos, as mentiras contadas pelas crianças não têm o objetivo de enganar, maliciosamente, dado que a criança não sabe o que está fazendo, pois não sabe identificar o que é certo e o que é errado. Após os seis anos, ela vai desenvolver a capacidade de mentir com intenção específica.


Caso os pais identifiquem esse comportamento na criança, devem investir mais em diálogos sem adotar medidas, como punições. É importante perceber a frequência, a intensidade e a gravidade das mentiras, pois, muitas vezes, esse tipo de comportamento pode estar escondendo algo mais sério, como a mitomania, vontade compulsiva de mentir ou comprometimento com a autoestima.

Um alerta para os professores é observar como se dá esse comportamento e em que situação acontece. Muitas vezes, as crianças chegam à sala de aula contando histórias, que podem gerar dúvidas com relação à veracidade. Uma dica é conversar com os pais e perceber se as informações são verdadeiras e, caso sejam mentiras, se isso acontece com frequência.

Como, na educação infantil, a criança ainda não sabe separar o real do imaginário, os professores podem tentar identificar alguns desejos, necessidades ou mesmo angústias vivenciadas pelas crianças através de atividades lúdicas.

Colaboração da amiga
Ana Paula Guerreiro

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