20/01/2016


Projeto Matemoteca

 

Título Matematicando

 

Justificativa:

         A matemática apesar de essencial na nossa vida torna-se, mais cedo ou mais tarde, um “bicho-de-sete-cabeças” para todos.
Lidar com matemática é, antes de tudo, oferecer a criança à oportunidade de agir, e posteriormente levá-la a refletir acerca de suas ações; reviver em pensamento os acontecimentos que acabaram de se desenvolver, antecipar o que poderia vir a acontecer, procurar, prever...
            Segundo a teoria das inteligências múltiplas, não podemos ser bons em tudo, mas isso não significa que devemos odiar aquilo de que não gostamos (disciplinas), pelo contrário, devemos tentar aprende de tudo e, quando isto é feito de maneira prazerosa, sem sofrimento, torna-se mais fácil.
           Acreditando que a aprendizagem é um processo e que a Educação Infantil é fundamental, procuraremos através da matemoteca desmistificar a aprendizagem da matemática, utilizando, principalmente, jogos e materiais para contagem, desenvolvendo desde cedo o raciocínio-lógico dos alunos de uma maneira fácil e gostosa, preparando-os para aprendizagens mais complexas no futuro. A pré-escola é um estágio de fundamental importância que pode minimizar os problemas de repetência, de evasão e de adaptação, além dos problemas de aprendizagem.
          Nosso ideal é criar um espaço onde professores e alunos tenham variedade de materiais e jogos, especialmente preparados para o ensino da matemática.
          O ambiente proposto deve ser um ambiente positivo que encoraje os alunos a propor soluções, explorar possibilidades, levantar hipóteses, justificar seu raciocínio e validar suas próprias conclusões.
         Nesse ambiente, a autonomia deverá ser estimulada e os erros farão parte do processo de aprendizagem, deverão ser explorados e utilizados de maneira a gerar novos conhecimentos, novas questões, novas investigações num processo permanente de refinamento das idéias discutidas.
        No ano da Matemática e dois Ciências Naturais sentimos necessidade de reorganizar o espaço já existente, visando melhorar o trabalho neste eixo.

Objetivos:

  • Criar um ambiente matemático adequado para a aprendizagem das crianças com materiais variados, de forma criativa e prazerosa.
  •   Desenvolver o raciocínio-lógico-matemático;
  • Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano;
  •  Estimular a natural curiosidade e criatividade da criança dando-lhe oportunidade de descobertas e inovações num ambiente rico em desafios e de liberdade de questionamentos;
  • Estimular a criança a pensar e a descobrir soluções, propondo situações desafiadoras adequadas a sua faixa etária;
  • Comunicar idéias matemáticas, hipóteses, estratégias, processos utilizados e resultados encontrados em situções-problema, utilizando a linguagem oral e matemática;
  • Explorar objetos em suas diferentes características.
  •  Estabelecer relações temporal;
  •  Experimentar e discriminar as relações espaciais;
  •   Utilizar cálculos simples;
  • O  Estimular o aluno a identificar e corrigir seus erros e socializar suas descobertas através do oral e do escrito;
  •  Identificar e trabalhar com cédulas e moedas em atividades práticas.

 
Ações:

  •  Reorganização da matemoteca numa sala ambiente da U.E. que será usada pelos professores e alunos para o ensino da matemática;
  •  Organização dos cantos onde os materiais ficarão dispostos (canto dos jogos, canto dos números, canto das medidas e canto da geometria);
  •  Aquisição de jogos e materiais variados;
  •  Organização dos jogos e materiais de acordo com sua finalidade;
  •  Confecção de jogos e materiais em EVA e com sucata;
  • Capacitação dos professores;
  •  Desenvolvimento de regras para utilização da matemoteca e dos materiais;
  •  Trabalho com jogos para estimular o raciocínio-lógico-matemático;
  •  Utilização de jogos de regras simples para o ensino dos conteúdos matemáticos determinados no plano de curso;
  •  Confecção e uso de calendários;
  •  Aulas práticas com cédulas e moedas que podem ser confeccionadas pelos alunos;
  •  Organização, conservação, manutenção e conserto dos jogos e materiais pelos alunos.

Público Alvo: alunos de 4 a 6 anos

Período de Realização: Ano Letivo

Recursos Utilizados:

            Canto das Medidas: balanças, relógios, dinheiro (cédulas e moedas de brinquedo), réguas, fitas métricas, palitos, canudinhos, barbante, canecas graduadas, termômetro.
            Canto dos Números: ábacos, botões e caixas numeradas, fichas, material dourado, barras de Cuisenaire, números emborrachados e de madeira, palitos, números em lixa, seqüência numérica, números de madeira ou emborrachados com pinos (quantidade). 
           Canto da Geometria: figuras planas, sólidos geométricos,  mosaico, esquadros, réguas, blocos lógicos, tangram, torre de Hanoi, cubos de empilhar (ordem crescente e decrescente).
            Canto dos Jogos: jogos de armar, tabuleiro e percurso, varetas, dados, dominós, baralho, dama, trilha, ludo, resta um, quebra-cabeças, memória, mico, amarelinha, bingo e outros confeccionados pela coordenadora, professores e alunos.
            Papéis variados: sulfites, cartolinas, fantasia, quadriculado, milimetrado.
            EVA de várias cores.

 

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