20/01/2016

Brincadeiras Infantis nas aulas de Matemática

     Em matemática, utilizar brincadeiras infantis como atividade freqüente significa abrir um canal para explorar idéias referentes a números de modo bastante diferente do convencional. Enquanto brinca, a criança pode ser incentivada a realizar contagens, comparações de quantidades, identificar algarismos, adicionar pontos que fez durante a brincadeira, perceber intervalos numéricos, isto é, iniciar a aprendizagem de conteúdos relacionados ao desenvolvimento do pensar aritmético. O brincar proporciona oportunidades de perceber distâncias, desenvolver noções de velocidade, duração, tempo, força, altura, além da geometria com suas noções de posição no espaço, de direção e sentido, discriminação visual, memória visual e formas geométricas. É muito importante estimular o registro pictórico depois das brincadeiras.

Eis algumas brincadeiras que poderemos explorar nas aulas de matemática.

1-     Amarelinha: um diagrama riscado no chão que deve ser percorrido seguindo-se algumas regras estabelecidas. Desenvolve a noção espacial e auxilia diretamente na organização do esquema corporal das crianças.

·        Tradicional

·        Caracol ou rocambole

2-     Bola: auxiliam no desenvolvimento de habilidades como noção de espaço, tempo, direção sentido, identificação e comparação de formas geométricas (bola e circulo), contagem, comparação de quantidades, noção de adição.

·        Boliche: direção, impulso, força, coordenação viso-motora, noção de espaço.

·        Batata quente: concentração, percepção auditiva, e coordenação dos movimentos no ritmo e tempo em que a professora fala.

·        Alerta: o jogador que está com a bola grita um nome e joga a bola para cima. A crianças chamada deve pegar a bola e continuar a brincadeira. (percepção auditiva, agilidade e destreza)

·        Bola ao cesto: noção de direção, sentido, localização, contagem, comparação de quantidades.

·        Queimada

3-     Corda: desenvolvimento do pensamento lógico-matemático através das relações espaço-temporais

·        Cabo de guerra: Neste jogo as crianças pensam sobre o número de participantes, na igualdade de força, divisão de equipes e noção de limite

·        Aumenta-aumenta: duas crianças seguram as pontas de uma corta e vão aumentando enquanto os colegas pulam. Desenvolve a noção de medida e espaço.

·        Chicotinho queimado. As crianças em circulo e uma no meio com uma corda sendo segurada por uma das pontas. Este vai rodar a corda tentando acertar os pés das demais que pulam para não serem atingidas. Saem quem for tocado pela corda.

·        Zerinho: desenvolve a coordenação espaço-temporal (distancia velocidade e corrida). A criança deve passar pela corda sem ser tocado por ela.

5-     Brincadeiras de perseguição: desenvolve a habilidade para resolver problemas, relações temporais, espaciais e numéricas e a avaliação de distância e velocidade – todas essas noções estão relacionadas a noções de números, medidas e geometria.

·        Coelho sai da toca

·        Barra manteiga: crianças divididas em dois grandes grupos, ficam frente a frente, sobre duas linhas paralelas, uma criança (o fugitivo) de um grupo vai até a outra equipe e bate na mão dos colegas, e mais fortemente na mão de um (o desafiado). Este corre atrás do fugitivo. O fugitivo estará salvo atrás de sua linha.

·        Mãe da rua: a mesma disposição do barra manteiga, só que agora um passa para o campo do outro pulando num pé só. A mãe da rua (a criança que vai pegar) tenta tocar as crianças durante o percurso. O perseguido passa a ser o perseguido.

·        Esconde-esconde: contagem, noção de adição e subtração (quantos já peguei? Quantos faltam pegar)

6-     Brincadeiras de roda: desenvolve a coordenação sensório-motora, educa o senso rítmico, desenvolve o gosto pela musica e disciplina emoções como timidez, agressividade e prepotência. Desenvolvem também as noções de tempo, de espaço, contagem e noção de par.

·        Se eu fosse um peixinho

·        Carneirinho carneirão

·        A canoa virou

·        Galinha do vizinho

·        Corre-cutia

7-     Outras brincadeiras

·        Eu com as quatro: coordenação viso-motora. Noção de espaço, direção e força.

·        Paredão: coordenação motora, noção de direção, impukso, força, equilíbrio. Nessa brincadeira a criança joga a bola na parede pegando-a quando retorna, enquanto fala:
Ordem, em seu lugar
Sem rir, sem falar
Um pé (elevar um pé)
Com o outro (eleva o outro pé)
Uma mão (inutilizar a esquerda)
A outra (inutilizar a outra)
Bate palmas
Piruetas
Trás e frente
Mãos em cruz
meu bom Jesus (mãos em posição de prece)

Bibliografia recomendada:

Coleção “Matemática de 0 a 6” - Kátia S. Smole – Artmed

·         Brincadeiras Infantis nas aulas de matemática

·         Resolução de problemas

·         Figuras e formas

A matemática na Educação Infantil – A teoria da Inteligências múltiplas na prática escola- Kátia S. Smole

O ensino da matemática na Educação Infantil – C. Cerquetti

As cem linguagens das crianças – Gandinio e Forman__._,_.___

Nenhum comentário:

Postar um comentário