Eis algumas brincadeiras que poderemos
explorar nas aulas de matemática.
1- Amarelinha: um diagrama riscado no chão que deve ser
percorrido seguindo-se algumas regras estabelecidas. Desenvolve a noção
espacial e auxilia diretamente na organização do esquema corporal das crianças.
·
Tradicional
·
Caracol ou rocambole
2- Bola: auxiliam no desenvolvimento de habilidades como noção
de espaço, tempo, direção sentido, identificação e comparação de formas
geométricas (bola e circulo), contagem, comparação de quantidades, noção de
adição.
·
Boliche: direção, impulso, força, coordenação
viso-motora, noção de espaço.
·
Batata quente: concentração, percepção
auditiva, e coordenação dos movimentos no ritmo e tempo em que a professora
fala.
·
Alerta: o jogador que está com a bola grita um
nome e joga a bola para cima. A crianças chamada deve pegar a bola e continuar
a brincadeira. (percepção auditiva, agilidade e destreza)
·
Bola ao cesto: noção de direção, sentido,
localização, contagem, comparação de quantidades.
·
Queimada
3- Corda: desenvolvimento do pensamento lógico-matemático
através das relações espaço-temporais
·
Cabo de guerra: Neste jogo as crianças pensam
sobre o número de participantes, na igualdade de força, divisão de equipes e
noção de limite
·
Aumenta-aumenta: duas crianças seguram as
pontas de uma corta e vão aumentando enquanto os colegas pulam. Desenvolve a
noção de medida e espaço.
·
Chicotinho queimado. As crianças em circulo e
uma no meio com uma corda sendo segurada por uma das pontas. Este vai rodar a
corda tentando acertar os pés das demais que pulam para não serem atingidas.
Saem quem for tocado pela corda.
·
Zerinho: desenvolve a coordenação
espaço-temporal (distancia velocidade e corrida). A criança deve passar pela
corda sem ser tocado por ela.
5- Brincadeiras de perseguição: desenvolve a habilidade para
resolver problemas, relações temporais, espaciais e numéricas e a avaliação de
distância e velocidade – todas essas noções estão relacionadas a noções de
números, medidas e geometria.
·
Coelho sai da toca
·
Barra manteiga: crianças divididas em dois
grandes grupos, ficam frente a frente, sobre duas linhas paralelas, uma criança
(o fugitivo) de um grupo vai até a outra equipe e bate na mão dos colegas, e
mais fortemente na mão de um (o desafiado). Este corre atrás do fugitivo. O
fugitivo estará salvo atrás de sua linha.
·
Mãe da rua: a mesma disposição do barra
manteiga, só que agora um passa para o campo do outro pulando num pé só. A mãe
da rua (a criança que vai pegar) tenta tocar as crianças durante o percurso. O
perseguido passa a ser o perseguido.
·
Esconde-esconde: contagem, noção de adição e
subtração (quantos já peguei? Quantos faltam pegar)
6- Brincadeiras de roda: desenvolve a coordenação
sensório-motora, educa o senso rítmico, desenvolve o gosto pela musica e
disciplina emoções como timidez, agressividade e prepotência. Desenvolvem
também as noções de tempo, de espaço, contagem e noção de par.
·
Se eu fosse um peixinho
·
Carneirinho carneirão
·
A canoa virou
·
Galinha do vizinho
·
Corre-cutia
7- Outras brincadeiras
·
Eu com as quatro: coordenação viso-motora.
Noção de espaço, direção e força.
· Paredão: coordenação motora, noção de direção, impukso,
força, equilíbrio. Nessa brincadeira a criança joga a bola na parede pegando-a
quando retorna, enquanto fala:
Ordem, em seu lugar
Sem rir, sem falar
Um pé (elevar um pé)
Com o outro (eleva o outro pé)
Uma mão (inutilizar a esquerda)
A outra (inutilizar a outra)
Bate palmas
Piruetas
Trás e frente
Mãos em cruz
meu bom Jesus (mãos em posição de prece)
Ordem, em seu lugar
Sem rir, sem falar
Um pé (elevar um pé)
Com o outro (eleva o outro pé)
Uma mão (inutilizar a esquerda)
A outra (inutilizar a outra)
Bate palmas
Piruetas
Trás e frente
Mãos em cruz
meu bom Jesus (mãos em posição de prece)
Bibliografia recomendada:
Coleção “Matemática de 0 a 6” - Kátia S. Smole – Artmed
·
Brincadeiras Infantis nas aulas de
matemática
·
Resolução de problemas
·
Figuras e formas
A matemática na Educação
Infantil – A teoria da Inteligências múltiplas na prática escola- Kátia S.
Smole
O ensino da matemática na
Educação Infantil – C. Cerquetti
As cem linguagens das
crianças – Gandinio e Forman__._,_.___
Nenhum comentário:
Postar um comentário