A
criança por si só é um ser lúdico, adora brincar, cantar, pintar, desenhar,
construir, vivenciar, etc. Por outro lado, é preciso formar cidadãos
conscientes dos problemas que nosso meio ambiente vem passando e praticar
pequenas ações para tentar minimizá-las, fazendo, dessa forma, nossa parte.
É
de fundamental importância trabalhar com as brincadeiras na educação infantil,
pois o brincar coletivamente faz despertar a ajuda m,útua. Paralelamente,
precisamos criar meios para o desenvolvimento de um ser criativo que caminhe
entre as mais diversas formas de expressão de arte e, também criar condições
para que nossos alunos aprendam a respeitar e preservar o meio ambiente
Pensamos,
então em juntar tudo isso e, de forma lúdica, prazerosa e interdisciplinar,
trabalahar com atividades significativas para as crianças, tentando resgatar os
valores que hioje estão esquecidos. É importante resgatar os princípios e
valores humanops no convívio escolar, pois estamos plantando sementes que
deverão se multiplicar; as crianças servirão como agentes multiplicadores na
famílias e consequentemente em nossa comunidade.
Para
a realização deste projeto contamos com o envolvimento direto de nossos
professores e indiretamente de todos os funcionários que trabalham na unidade
escolar.
B – Objetivo Geral:
Proporcionar
o maior número de experiências e descobertas através das brincadeiras, artes
(plásticas, muiscal e cênica), desenvolvendo o respeito ao meio ambiente e a
capacidade de seguir regras e praticar os valores humanos.
C – Objetivos Específicos:
l Aprender
através de diversas brincadeiras alguns valores humanos;
l Expresar
através de diversas técnicas de arte seus sentimentos e criatividade;
l Vivenciar
no dia a dia escolar aspectos de respeito e preservação ao meio ambiente;
l Resgatar
as brincadeiras infantis;
l Introduzir
palavras de gentileza no vocabulário de todos os envolvidos no projeto e fazer
uso das mesmas;
l Desenvolver
hábitos de respeito próximo (Lei nº 2.683 de 11 de março de 2010);
l Estimular
mudanças de atitudes;
l Desenvolver
hábitos de responsabilidade;
l Desenvolver
a capacidade de tomar decisões e respeitar regras;
l Estimular
a criança a pensar e a se expressar nas mais variadas linguagens.
D – Ações:
l Campanha
de recolhimento de óleo de cozinha e pilhas usadas;
l Oficina
de formação em serviço com os professores em RAP e REC;
l Releitura
de obras de artistas conhecidos;
l Audição
de Cds variados;
l Brincadeiras
de roda, corda, mão, faz de conta, de quintal, tradicionais, atuais, etc;
l Construção
de brinquedos e jogos com material de sucata;
l Retomada
da hora do canto diariamente, estipulado no horário das classes;
l Oficina
de artes uma vez por mês com tempo de 2 horas / aulas (1h e 30 minutos);
l Utilização
diária de palavras de gentileza;
l Rodas
de conversa, leitura detextos, fábulas, contos e histórias infantis
interessantes para se trabalhar valores;
l Quadro
de reconhecimento onde será divulgada toda e qualquer atividade interessante,
gentileza realizadas e atitudes corretas realizadas por qualquer pesoa da
comunidade eescolar;
l apreciação
de filmes e desenho infantil com fundo moral;
l Cartazes
com frases sobre valores e mensagens positivas;
E – Público Alvo:
alunos da unidade escolar
F – Duraçãop: Durante
todo a ano letivo
G – Responsáveis: Equipe técnica,
professoras e toda a comunidade escolar
H – Recursos Utilizados:
Cordas,
bolas, sucatas, bambolês, Cds com músicas variadas, aparelho de som, DVDs,
tintas diversas, pincéis, telas, papéis variados, EVA, instrumentos musicais,
materiais reciclados e reutilizáveis diversos, livros de histórias, fantasisas,
fantoches, cartazes, computadores, etc.
I – Produto Final:
Exposição
das obras de arte e dos brinquedos construídos pelos alunos. Oficina de
brincadeiras com os pais.
J – Avaliação:
Será
constante, através da observação diária dos professores tentando perceber
mudanças nas atitudes dos alunos pela assimilação dos valores trabalhados.
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