20/01/2016

Projeto “Resgatando Valores através das Brincadeiras, Artes e Meio Ambiente

A – Justificativa:

            A criança por si só é um ser lúdico, adora brincar, cantar, pintar, desenhar, construir, vivenciar, etc. Por outro lado, é preciso formar cidadãos conscientes dos problemas que nosso meio ambiente vem passando e praticar pequenas ações para tentar minimizá-las, fazendo, dessa forma, nossa parte.

            É de fundamental importância trabalhar com as brincadeiras na educação infantil, pois o brincar coletivamente faz despertar a ajuda m,útua. Paralelamente, precisamos criar meios para o desenvolvimento de um ser criativo que caminhe entre as mais diversas formas de expressão de arte e, também criar condições para que nossos alunos aprendam a respeitar e preservar o meio ambiente

            Pensamos, então em juntar tudo isso e, de forma lúdica, prazerosa e interdisciplinar, trabalahar com atividades significativas para as crianças, tentando resgatar os valores que hioje estão esquecidos. É importante resgatar os princípios e valores humanops no convívio escolar, pois estamos plantando sementes que deverão se multiplicar; as crianças servirão como agentes multiplicadores na famílias e consequentemente em nossa comunidade.

            Para a realização deste projeto contamos com o envolvimento direto de nossos professores e indiretamente de todos os funcionários que trabalham na unidade escolar.

 

B – Objetivo Geral:

            Proporcionar o maior número de experiências e descobertas através das brincadeiras, artes (plásticas, muiscal e cênica), desenvolvendo o respeito ao meio ambiente e a capacidade de seguir regras e praticar os valores humanos.

 

C – Objetivos Específicos:

l  Aprender através de diversas brincadeiras alguns valores humanos;

l  Expresar através de diversas técnicas de arte seus sentimentos e criatividade;

l  Vivenciar no dia a dia escolar aspectos de respeito e preservação ao meio ambiente;

l  Resgatar as brincadeiras infantis;

l  Introduzir palavras de gentileza no vocabulário de todos os envolvidos no projeto e fazer uso das mesmas;

l  Desenvolver hábitos de respeito próximo (Lei nº 2.683 de 11 de março de 2010);

l  Estimular mudanças de atitudes;

l  Desenvolver hábitos de responsabilidade;

l  Desenvolver a capacidade de tomar decisões e respeitar regras;

l  Estimular a criança a pensar e a se expressar nas mais variadas linguagens.

 

D – Ações:

l  Campanha de recolhimento de óleo de cozinha e pilhas usadas;

l  Oficina de formação em serviço com os professores em RAP e REC;

l  Releitura de obras de artistas conhecidos;

l  Audição de Cds variados;

l  Brincadeiras de roda, corda, mão, faz de conta, de quintal, tradicionais, atuais, etc;

l  Construção de brinquedos e jogos com material de sucata;

l  Retomada da hora do canto diariamente, estipulado no horário das classes;

l  Oficina de artes uma vez por mês com tempo de 2 horas / aulas (1h e 30 minutos);

l  Utilização diária de palavras de gentileza;

l  Rodas de conversa, leitura detextos, fábulas, contos e histórias infantis interessantes para se trabalhar valores;

l  Quadro de reconhecimento onde será divulgada toda e qualquer atividade interessante, gentileza realizadas e atitudes corretas realizadas por qualquer pesoa da comunidade eescolar;

l  apreciação de filmes e desenho infantil com fundo moral;

l  Cartazes com frases sobre valores e mensagens positivas;

 

E – Público Alvo: alunos da unidade escolar

 

F – Duraçãop: Durante todo a ano letivo

 

G – Responsáveis: Equipe técnica, professoras e toda a comunidade escolar

 

H – Recursos Utilizados:

            Cordas, bolas, sucatas, bambolês, Cds com músicas variadas, aparelho de som, DVDs, tintas diversas, pincéis, telas, papéis variados, EVA, instrumentos musicais, materiais reciclados e reutilizáveis diversos, livros de histórias, fantasisas, fantoches, cartazes, computadores, etc.

 

I – Produto Final:

            Exposição das obras de arte e dos brinquedos construídos pelos alunos. Oficina de brincadeiras com os pais.

 

J – Avaliação:

            Será constante, através da observação diária dos professores tentando perceber mudanças nas atitudes dos alunos pela assimilação dos valores trabalhados.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário