23/08/2011

DESABAFO

Em primeiro lugar quero pedir desculpas aos seguidores e leitores do meu blog, pois ele não foi criado para conter desabafos , mas foi impossível não manifestar minha indignação.


Quero me reportar à notícia de sete crianças (cinco meninas e dois meninos) que dizem ter menos de 12 anos e tentaram fazer um arrastão num hotel em São Paulo, Vila Mariana se não me engano, no dia de ontem 22/08/11. As crianças foram apreendidas, para não dizer presas, e levadas em primeiro lugar para uma Delegacia, que tratou logo de despacha-los para o Conselho Tutelar. Esses menores que supostamente estavam sobre efeito de drogas e enfurecidos fizeram um quebra-quebra na sede do Conselho.

Porém, o que me deixou mais indignada, foi que ao assistir a reportagem do Tele Jornal exibido pela Rede Globo às 13h, uma Pedagoga e o Promotor da Infância alegaram que o problema dessas crianças é a escola, ou falta dela. Ela, a escola, não é atrativa o bastante para manter seus alunos. Em nenhum momento falaram da responsabilidade dos pais ou das leis permissivas que temos neste País. Alegaram que essas crianças encontram nas ruas muito mais atrações do que possam ter na escola.

Tudo hoje em dia tem sido culpa da escola. A escola precisa ter aula de informática, senão os alunos não se interessam. A escola precisa ter aula de futebol, karatê, balé, judô, natação, teatro e música, senão os alunos não se interessam. A escola precisa ter aula de circo, ou melhor, está virando um circo para tentar manter os alunos na escola. Não que eu seja contra oferecer todos essas atividades extras aos alunos, mas não podemos fazer disso a prioridade da escola.

Manter os alunos na escola é responsabilidade principalmente da família. Onde estão as famílias dessas crianças que estavam de madrugada na rua tentando furtar os outros e se drogando? Porque o Governo não responsabiliza essas famílias? E a responsabilidade do Governo onde fica? Será que não está na hora de rever nossas leis, principalmente o Estatuto da criança e do adolescente? Será que leis permissivas não estão incentivando cada vez mais esses jovens a ficar perambulando pelas ruas?

A escola é sim a solução para muitos problemas, mas não exime a família das suas responsabilidades.

Acredito que a escola de hoje, muitas vezes precisa fazer o papel da família, pois cada vez mais essas famílias estão desestruturadas, mas ela não pode ser responsabilizada por tudo que acontece. Ainda é na escola que esses jovens encontram um ambiente adequado, ainda é a escola que pode ajudar esses jovens a terem um futuro melhor.

Se cada um fizer a sua parte podemos sim ter um futuro melhor.
TÂNIA VILELA

Nenhum comentário:

Postar um comentário