20/01/2011

ALFABETIZAR E AVALIAR

Para iniciar o trabalho de alfabetização o professor precisa saber quais são os conhecimentos que a criança tem, naquele momento, sobre o processo de construção da leitura e da escrita.

Esta verificação é feita por meio de uma “sondagem”.

A sondagem é um dos recursos de que o professor dispõe para conhecer as hipóteses que os alunos ainda não alfabetizados possuem sobre a escrita alfabética e o sistema de escrita de uma forma geral. Ela também representa um momento no qual os alunos têm a oportunidade de refletir sobre aquilo que~escrevem, com a ajuda do professor.

A realização periódica de sondagens é também um instrumento para o planejamento do professor, pois permite avaliar e acompanhar os avanços da turma com relação à aquisição da base alfabética, fornecendo informações preciosas para o planejamento das atividades de leitura e de escrita, assim como para a definição da parcerias de trabalho entre os alunos (agrupamentos) e para fazer boas intervenções junto aos alunos.

Mas o que é uma sondagem? É uma atividade de escrita que envolve, num primeiro momento, a produção espontânea e sem apoio de outras fontes escritas de uma lista de palavras conhecidas dos alunos. Ela pode ou não envolver fontes escritas de frases simples. É uma situação de escrita que deve, necessariamente, ser seguida da leitura pelo aluno daquilo que ele escreveu. Por meio da leitura é que o professor poderá observar se o aluno estabelece ou não relações entre aquilo que ele escreveu e aquilo que lê em voz alta, ou seja, entre a fala e a escrita.

Nessa proposta, sugerimos que sejam realizadas sondagens avaliativas logo no início do ano, em fevereiro, no começo de abril e no final de junho. Assim, ao longo do primeiro semestre letivo, será possível analisar o processo de alfabetização dos alunos em três momentos diferentes. O processo de apropriação do sistema não é estático e pode apresentar mudanças de um dia para outro, ou levar muito tempo para que a criança estabilize um novo saber.

É preciso respeitar o momento de aprendizagem, que é individual.

Estas sondagens devem ser datadas e guardadas para que o professor tenha o histórico do processo o desenvolvimento da criança. Entretanto, para fazer uma avaliação mais global das aprendizagens da turma, é interessante recorrer a outros instrumentos – inclusive a observação diária dos alunos – pois a atividade de sondagem representa uma espécie de retrato do processo do aluno naquele momento.

Feitas essas observações iniciais, compartilhamos os critérios de definição das palavras das atividades de sondagem. São eles:

✔ As palavras devem fazer parte do vocabulário cotidiano dos alunos, mesmo que eles ainda não tenham tido a oportunidade de refletir sobre a representação escrita dessas palavras (deverão conhecê-las oralmente). A lista deve contemplar palavras que variam na quantidade de letras, abrangendo monossílabas, dissílabas, etc e fazer parte do mesmo campo semântico.

✔ O ditado deve ser iniciado pela palavra polissílaba, depois a trissílaba, a dissílaba e por último , a monossílaba. Esse cuidado deve ser tomado porque, no caso de as crianças escreverem segundo a hipótese do número mínimo de letras, poderão recusar-se a escrever caso tenham de começar pelo monossílabo.

✔ Evite palavras que repitam as vogais, pois isso também pode fazer com que as crianças entrem em conflito – por causa da hipótese da variedade – e também recusem-se a escrever (Ex.: ARARA).

✔ Após o ditado da lista, dite uma frase que envolva pelo menos uma das palavras da lista, para que se possa observar se os alunos voltam a escrever essa palavra de forma semelhante, ou seja, se a escrita dessa palavra permanece estável mesmo no contexto de uma frase.



Dicas para o encaminhamento da sondagem

✔ as sondagens deverão ser feitas no início das aulas (em fevereiro), início de abril, final de junho, ao final de setembro e ao final de novembro.

✔ Faça a sondagem em um papel sem pauta, isso é proposital, pois assim será possível observar o alinhamento e a direção da escrita dos alunos.

✔ Se possível, faça a sondagem com pouco alunos por vez, deixando o restante da turma envolvido com outras atividades que não solicitem tanto sua presença.

✔ Dite normalmente as palavra e frases, sem silabar.

✔ Observe as reações dos alunos enquanto escrevem. Anote aquilo que eles falarem em voz alta, sobretudo o que eles pronunciarem de forma espontânea (não obrigue ninguém a falar).

✔ Quando eles terminarem, peça para que eles leiam aquilo que escreveram. Anote em uma folha à parte como eles fazem essa leitura, se apontam com o dedinho cada uma das letras ou não, se associam aquilo que falam à escrita etc. A leitura é fundamental pois é por meio dela que o professor irá verificar que associações entre a leitura e a escrita a criança está fazendo, e portanto, em que momento do processo se encontra.

✔ Faça um registro da relação entre a leitura e a escrita. }Por exemplo, o aluno escreveu a palavra presunto utilizando as letras K B O e associou cada uma das sílabas dessa palavra a uma das letras que escreveu. Registre:

K B O

(PRE) (SUN) (TO)

✔ Pode acontecer que, para PRESUNTO, outro aluno registre BNTAGYTIOAMU ( ou seja, utilize muitas e variadas letras, sem que seu critério de escolha dessas letras tenha alguma relação com a palavra falada). Nesse caso, se ele ler sem se deter em cada uma das letras, anote o sentido que ele usou nessa leitura.

Por exemplo:

BNTAGYTIOAMU

------------------------>



Atenção! Se algum aluno se recusar a escrever, ofereça-lhe letras móveis.

Um comentário:

  1. Legal adorei seus site, estou cursando pedagogia falta pouco pra min concluir e estou aguardando concurso, tenho um grande caminho pela frente e espero que de tudo certo!

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