07/03/2011

“Branca de Neve e os sete anões”

Abaixo segue algumas sugestões de atividades para trabalhar com a história da Branca de Neve, está na forma de um mini projeto. Outras atividades podem ser desenvolvidas complementando e contextualizando todo o trabalho.


“Branca de Neve e os sete anões”
Objetivo:

· Despertar o gosto pela leitura;
· Recontar a história aproximando-a da real;
· Reescrever o conto coletivamente;
· Desenvolver a noção de quantidade;
· Relacionar termo a termo;
· Conhecer cores primárias (vermelho);
· Desenvolver Valores Humanos – amizade;
· Utilizar a linguagem artística como forma de expressão.

Procedimento:

· Linguagem oral e escrita
O professor contará a história “Branca de Neve e os sete anões”, utilizando o livro como apoio e mostrando as ilustrações. Num segundo momento pedirá às crianças que recontem a história e poderá fazer interferências perguntando sobre os personagens ou se gostariam de dar um começo / fim diferente, pode também explorar o valor – amizade perguntando se todos são amigos e porque é bom ter amigos, abordando a importância de tê-los. As crianças deverão montar um texto coletivo, reescrevendo a história tendo o professor como escriba.

· Artes
As crianças deverão se organizar para encenar o conto, escolhendo entre si quem será cada personagem. Caso tenha mais de uma criança interessada no mesmo personagem, o grupo deverá chegar num consenso para resolver o impasse.
Os próprios alunos deverão criar as fantasias para serem usadas na peça. Deverão, também, fazer a maçã da Branca de Neve utilizando papelão e tinta vermelha, para isso o professor disponibilizará outras cores para que os alunos reconheçam, qual devem usar, dentre as demais.
Após a reescrita (texto coletivo), as crianças deverão ilustrá-lo através de desenhos.

· Matemática
O professor irá propor o jogo “Passeio dos anões” e contará que eles saíram para passear com a Branca de Neve, mas que um (dois, três,...) resolveu estender o passeio, então somente seis (cinco, quatro,...) voltaram para casa. As crianças, andando livremente pelo pátio da escola, ao ouvirem quantos anões voltaram, deverão se agrupar de acordo com a quantidade e cantar a música: “Eu vou, eu vou, para casa agora eu vou...”. Ao final da música deverão se separar e esperar pela próxima quantidade para formar os grupos.
Outra brincadeira a ser realizada com as crianças é “Um jantar para os anões”. O professor deverá ter providenciado prato, talheres e copos de plástico para essa atividade. Dividir a classe em grupos e contar a seguinte história: “A Branca de Neve resolveu fazer um jantar para os sete anões, mas precisa de ajuda para colocar a mesa”. Em seguida os grupos devem arrumar cada qual a sua mesa, utilizando a quantidade correta de utensílios. Ganha quem terminar primeiro e tiver acertado as quantidades. Atenção: Os utensílios ficarão empilhados à frente do professor e os alunos, um de cada grupo, deverá pegar apenas um objeto por vez e voltar para sua mesa, os demais elementos devem fazer a distribuição dos utensílios e orientar quem os está pegando.

Avaliação:
Será contínua, através da observação do professor verificando se os alunos realizam as atividades de acordo com o solicitado e o interesse pelas mesmas.

3 comentários:

  1. Adorei suas sugestões você é muito criativo

    ResponderExcluir
  2. Essa ideia de atividade é ótima, pois ajuda a enriquecer a criatividade e imaginação das crianças.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito das sugestões. Obrigada!

    ResponderExcluir